sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Aula Online Agosto 2009

Para a Webclass de agosto, vocês deverão ler o texto "Como se cria um slogan" disponível em http://revistalingua.uol.com.br/textos.asp?codigo=11257, em seguida cada grupo deverá produzir slogans para produtos já existentes usando para cada frase como recurso os seguintes recursos de linguagem: aliteração, paralelismo, neologismo, ambiguidade intencional, intertextualidade.


Para Aliteração:
“Coca Cola, cole essa idéia!“
- No sentido de Colar alguma coisa junto ao nome da marca.


Para Paralelismo:

“Enquanto uns são sempre os mesmos, a Coca Cola se transforma!“
- São sempre os mesmos remete ao slogan do Guaraná Antártica “É o que é”. O slogan faz o paralelismo no sentido de que enquanto uns sempre serão a mesma coisa, a Coca sempre se renovará.


Para Neologismo:

“Coca Cola, um show de refri!“
- Na frase contem duas palavras que a transformam em um slogan para neologismo, sendo elas show, um neologismo estrangeiro, que originalmente tem o significado de espetáculo de teatro, radio, televisão, etc. geralmente de grande montagem, que se destina à diversão, porém na frase dá-se o sentido de bom, ótimo e a palavra “refri" onde se faz uso também do neologismo, uma vez que esta palavra é uma criação, uma gíria para a palavra refrigerante.

Para Ambigüidade Intencional:
“ Para tomar gostoso, só tomando Coca Cola! “
- A frase coloca a Ambigüidade intencional na parte do para tomar gostoso, o que pode deixar o leitor um tanto que “confuso” com o real sentido do slogan.

Para Intertextualidade:
“Sua saúde se transforma“
- Slogan criado para Coca Cola Zero, um dos produtos da linha Coca Cola Company destinado para pessoas que não querem tomar o refrigerante com açúcar, que remete ao próprio slogan da mesma, sendo “Sua felicidade se transforma”.

Nenhum comentário: